Tendências de marketing para 2024

O marketing digital é uma área em constante evolução, e o futuro dos negócios depende das tendências e inovações que irão moldar o cenário do marketing digital, e as empresas que se adaptarem a essas mudanças estarão bem posicionadas para o sucesso.

Vamos explorar quais são as Tendências para o Marketing em 2024?

Inteligência Artificial

Um dos principais tópicos quando o assunto é tecnologia é a inteligência artificial, as  pautas do momento são, em virtude os impactos que estão gerando principalmente no marketing digital e na produção de conteúdo.

A maior mudança são nos aspectos: os analytics – que devem ajudar a analisar os dados em tempo real e uma nova versão de pesquisa do Google a partir de comportamento de consumo do usuário.

No Facebook, o papel da inteligência artificial é ajudar a personalizar as emoções, é a capacidade de entregar o sentimento certo, na hora certa. Sabendo o que acontece na vizinhança, na rua, isso ajuda na adaptação do conteúdo para o público.

Dados

Um dos benefícios apontados para a inteligência artificial no marketing digital é o uso e tratamento de dados por parte das empresas, que deve ser ainda mais potencializado em um futuro breve.

Humanização

A humanização também aparece em crescimento, na personalização do que a tecnologia não consegue proporcionar.

A tendência é a humanização, então estamos retornando a essência do que é humano, enquanto pilar. Isso explica porque temos pessoas alimentando a inteligência artificial. É preciso se manter humano, mesmo frente a maior tecnologia que já vimos.

Redes Sociais

A produção de conteúdo deve se manter em alta como uma etapa importante do marketing digital. Agora o olhar deve se manter para os algoritmos, a veracidade das informações e a humanização daquilo que é feito, seja por usuários ou empresas.

As pessoas tangibilizam a experiência, a inteligência artificial pega tudo o que tem na internet e transforma em conteúdo. O Google já revelou que 20% do conteúdo é duplicado, então quem cria vai sair na frente. 

O problema das redes sociais é que as pessoas querem ver conteúdo autêntico. Elas não querem empresas sem rosto, elas querem empresas humanizadas. As coisas vêm mudando, principalmente por conta do TikTok, porque não é mais sobre as Kardashians, mas sobre as recomendações de conteúdo que chegam até você.

Quando o Facebook foi criado, as informações eram verdadeiras, mas com o crescimento, a gente perdeu a proximidade com as conexões e esse é o mesmo desafio que as marcas têm, em se manter próximas das pessoas.

TikTok é um lugar onde as pessoas fazem muita busca e também é onde aparecem os anúncios nas buscas. Por isso a otimização é muito importante, além dos comentários. As pessoas veem o que as outras escrevem e é isso que gera o engajamento de verdade.

Posicionamento


Outro ponto importante quando se fala em tendências é o posicionamento. Com grandes eventos mundiais pautando discussões entre usuários e organizações, é fundamental estar preparado em frente a diferentes cenários.

Usamos os dados não para chegar a uma resposta, mas nos preparar para diferentes cenários.

 Eu não sei o que vai acontecer, mas devo estar preparado.

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