No desenvolvimento de um site, a decisão costuma ser entre Wix ou WordPress. Essa decisão é importante, principalmente para quem tem alguma intenção profissional ou empresarial com o endereço.
O site da sua empresa é um terreno próprio. Nos conteúdos digitais como YouTube, Facebook ou Instagram os resultados são no terreno vizinho. As plataformas não te pertencem e podem mudar suas regras.
Escolher a melhor alternativa nem sempre é fácil. Mas para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma análise entre Wix ou WordPress.
No mercado brasileiro, as duas plataformas são mais conhecidas. Existem, claro, outras opções como Joomla, um concorrente do WordPress. Nem o Squarespace, que concorre diretamente com o Wix.
Esse texto, entretanto, vai se focar em abordar os principais concorrentes. A seguir, descrevemos o que levar em conta ao escolher entre Wix ou WordPress.
O WordPress é um dos principais CMS’s do mercado, cerca de 34,4% dos sites utilizam de toda a web utilizam o WordPress. Ele já é uma plataforma madura, confiável e extremamente consolidada no mercado.
Assim como o seu smartphone traz consigo a possibilidade de instalar apps e trazer novos recursos ao seu aparelho, o WordPress te permite instalar plugins e trazer novas funcionalidades. São mais de 55.000 plugins gratuitos e outros milhares pagos.
Você pode utilizar o WordPress para criar seu site, seu blog, seu e-commerce, sua plataforma de e-learning, sua intranet e muito mais. São diversas aplicações diferentes que se pode fazer ao WP.
Para utilizar o WP basta fazer o download dele e instalar em sua hospedagem. Seu uso é gratuito e ele conta com uma grande comunidade que o ajuda a ficar melhor a cada dia.
O WP é uma das ferramentas preferidas de muitos webmasters e também de profissionais de conteúdo e SEO. O próprio Matt Cutts já disse uma vez “WordPress is a great choice” e “WordPress solves a ton of SEO issues”. Matt foi engenheiro-chefe da equipe de web spam do Google durante muitos anos e umas das principais referências quando o assunto é SEO.
O WordPress conta com uma comunidade enorme. Em todos os cantos do mundo é possível encontrar desenvolvedores e entusiastas da ferramenta. Além disso, muito eventos da comunidade acontecem ao redor do globo. O mais famoso é o WordCamp, que também possui sua versão brasileira.
O WordPress é indicado para empresas que já entendem a importância do seu site. Seja para investir em SEO, PPC ou marketing de conteúdo, o WP oferece um leque muito grande de recursos.
O Wix é utilizado por cerca de 1,1% dos sites da web. Mesmo sendo um percentual baixo, a plataforma conta com muitos usuários. Muitas vezes acaba sendo a porta de entrada para micro empresas que precisam ter um site mas ainda tem poucos recursos para isso.
A plataforma conta com um editor visual muito simples e fácil de mexer. Montar seu site com o Wix é quase como montar uma apresentação em Power Point.
Você pode criar seu site gratuitamente com o Wix ou pagar uma assinatura mensal para ter acesso a alguns recursos adicionais como domínio, e-mail próprio, suporte, remoção de anúncios, formulários, loja virtual e muito mais.
Nem todo mundo se dá bem quando o assunto é design. Pensando nisso, o Wix disponibiliza diversos templates prontos para você escolher e adaptar para o seu negócio.
O Wix é recomendado para empresas iniciantes que tenham pouco ou nenhum recurso para investir no site (tempo e dinheiro). Geralmente é utilizado por um período breve até que a empresa comece a investir.
Embora o Wix seja de fato uma ferramenta muito intuitiva e fácil de mexer, não dá para negar que o WordPress oferece muito mais recursos e possibilidades de expansão.
Um fato curioso é que até 2016 o blog do próprio Wix era feito em WordPress. A fama de que o Wix não é uma das melhores ferramentas para o SEO pegou. Apesar deles estarem fazendo um grande trabalho para remover essa imagem, a ferramenta não oferece recursos básicos para profissionais de SEO como acesso ao robots.txt ou .htaccess por exemplo.
E você: em que plataforma seu site foi feito? Conte para a gente!
Há mais de 14 anos trabalhando com comunicação, desenvolvimento e criação de sites.